Richard West Jr., cidadão da Nação Cheyenne e Arapaho, do Oklahoma, e Chefe de Paz do Cheyenne do Sul, se aposentou no final de 2007 no cargo de diretor fundador do Smithsonian’s National Museum of the American Indian. Dedicou sua vida profissional, e grande parte de sua vida pessoal, ao trabalho com os índios americanos em questões culturais, educacionais, jurídicas e governamentais.
Atualmente, é presidente e Diretor Executivo do Autry National Center of the American West. É responsável por todas as operações do Autry, como a organização das coleções, a sustentabilidade financeira, o crescimento institucional e a experiência do visitante. Supervisiona uma equipe de 160 profissionais e 300 voluntários, todos dedicados à missão do Autry.
Como diretor do Museu Nacional do Índio Americano, de 1990 a 2007, foi responsável por orientar a abertura bem-sucedida das três unidades que compõem o Museu Nacional do Índio Americano. Supervisionou o planejamento global do Centro de Recursos Culturais do museu e a criação e conclusão do Centro George Gustav Heye, uma instalação do museu para exposições criada em Nova York, em 30 de outubro de 1994. A filosofia e a visão de West para o museu foram fundamentais na condução do planejamento arquitetônico do museu, inaugurado no National Mall, em Washington, DC, em 21 de setembro de 2004.
Atuou como advogado na firma indígena Albuquerque, no Novo México, e no escritório de advocacia Gover, Stetson, Williams & West, P.C. (1988 – 1990). Atuou como advogado associado e parceiro no escritório de Fried, Frank, Harris, Shriver & Jacobson, de 1973 a 1988, em Washington, DC. Foi conselheiro geral e conselheiro especial em numerosas tribos, comunidades e organizações indígenas americanas. Neste período, representou clientes em tribunais federais, estaduais e tribais, em vários departamentos executivos do governo federal e do Congresso.